O mundo do futebol tem muitas regras, todos as conhecemos e amamos discuti-las em altos tons num café de bairro, enquanto bebemos uns finos, ou loiras, ou… vá eu digo, imperial. O que muitos de vós não sabem, é que estas leis universais do futebol são aplicadas todos os dias no desenho, projeção, e desenvolvimento de projetos CCTV. Assim sendo, vamos numerar os 7 ensinamentos da bola ao mundo do CCTV que podiam ser aplicados no Leipzig versus PSG de hoje!
1. Qualidade > Quantidade
Não existe melhor maneira de começar um artigo do que com um velho cliché. Mas em honestidade é mesmo assim que funciona, vamos pensar. Preferia ter um plantel com 50 jogadores medianos ou um plantel de 22 com mais qualidade? A resposta é bastante simples, não é? O mesmo acontece com os sistemas de CCTV, abundância não corresponde a segurança. Um menor número de câmaras bem posicionadas e com qualidade podem valer sistemas gigantes, que aqui entre nós, ainda há quem os proponha só para fazer mais uns trocos à sua custa!
Aquilo que aprendemos com 20 anos de experiência é: Mais com menos. Quanto melhor for o desenho do sistema menos câmaras precisa e mais protegido fica.
2. Arão, onde é que estás Arão?
Não fiquem nervosos, não vamos dar nenhuma aula de posicionamento à Jesus ou Carvalhal, mas para aqueles apaixonados por tática como nós, deixamos aqui um vídeo. Existem milhões de jogadores por esse mundo fora capaz de fazer maravilhas com a bola, autênticos génios da técnica, mas falta aquele pozinho de perlim pim pim e esse pó é o posicionamento. O jogador pode possuir a maior capacidade técnica e física do mundo se não estiver no sítio certo para a usar vai correr mal.
O que é que isto nos diz sobre as câmaras? Basicamente que podemos gastar milhares de euros numa câmara que se estiver no sítio errado vai ser inútil. Já dizia Jorge Jesus e nós temos de ouvir: “Arão, onde é que estás Arão? Está maaaal Arão!”. Não seja Arão, posicione as suas câmaras no sítio certo.
Isto é falar de futebol ⚽Aula tática de Carlos Carvalhal.Tribuna expresso
Posted by Coletivo Transmontano on Wednesday, August 12, 2020
3. Em campo estão onze, mas quem ganha são todos.
Todos nos lembramos do derradeiro discurso do Ronaldo no final da maior final de sempre da história portuguesa. Refere mais que uma vez que foi graças ao staff, e em especial ao treinador que conseguiram aquela vitória, mas em campo só estavam 11. Então e os outros? O papel de suporte, de preparação, de estudo, de análise é tão ou mais importante do que o papel de quem executa. Isto não é diferente num sistema de CCTV.
Quando pensamos em sistemas de segurança e vigilância a primeira coisa que nos vem à cabeça são as câmaras, mas existem outros equipamentos que integrados com as câmaras geram muito melhores resultados. Entre os quais o software, sistemas de defesa do perímetro, ação humana, a cablagem, as ligações, a comunicação e muitos outros. A RedeRia tem mais de 20 de experiência de soluções completas, gerimos e implementamos a equipa toda, jogadores, preparadores, médicos, olheiros e analistas.
4. Um objetivo sem plano é apenas um desejo
A história da contratação de Marcelo Bielsa para o Leeds correu o mundo. Na altura o Diretor Desportivo do histórico Inglês contou que ao conversar com o treinador este já tinha visto os jogos das duas últimas épocas, e analisado cada jogar ao detalhe. Para muitos poderá parecer exagero, mas a verdade é que há muitos treinadores e poucos com sucesso, enquanto que há muitos treinadores e há poucos que realmente se preparam e planeiam. Os sistemas de segurança são o mesmo, não existem “one size fits all”, cada situação é única e exige flexibilidade e criatividade. Qualquer sistema de segurança requer um estudo e uma análise do espaço e do contexto. Nós não desejamos protege-lo, nós vamos fazê-lo. Como? Com um plano.
Estaríamos todos mais seguros se houvesse mais Bielsas!
5. Coentrão foi exceção!
Todos sabemos quem é o Coentrão, mediano extremo que se tornou pelas mãos de Jesus num excelente defesa esquerdo. Mas este caso foi raro, muitas outras tentativas foram feitas de readaptações e todas elas falharam. Então o que é que isto tem a ver com os sistemas CCTV?
Existem diversos tipos de câmaras e todas elas têm aplicações diferentes. Cada uma é adequada para um contexto e ambiente específicos e colocado fora desse ambiente vai ser inútil, tal como um defesa colocado a ponta-de-lança vai dar asneira.
6. O galho que parte é aquele que é rígido
Agora vamo-nos contradizer um pouco, acabamos agora mesmo de dizer que um defesa é um defesa e que se atuar noutro sítio vai dar problemas. Mas a vida acontece, por mais planeamento que seja feito muitas vezes as lesões chegam e não há opção a não ser adaptar e ser flexível. A diferença? Há quem saiba como adaptar. Com mais de 20 anos de experiência em sistemas de CCTV a RedeRia atua com flexibilidade perante contratempos e obstáculos, não o queremos fazer, mas se for preciso, sabemos fazê-lo!
7. Quem sabe, sabe, que não sabe faz asneira
Quando falamos em saber não nos referimos a capacidade alguém fazer algo porque acreditamos que tudo pode ser ensinado desde que se queira aprender. Mas em total verdade não podemos esperar que o adepto ensine o jogador a jogar, pois não? Tal como o cliente não vai ensinar a empresa a instalar o sistema. Este último ponto foca-se essencialmente em escolher profissionais e empresas preparadas e capacitadas para lhe fornecer o melhor serviço possível.
Bónus
A diferença entre jogadores líderes é que estes já sabem que os outros vão errar – Johan Cruijff
Como este texto nos está a dar tanto gosto de escrever não poderíamos terminar sem esta frase de um dos maiores reis da história do futebol. Os erros acontecem, os sistemas e os equipamentos são desenhados por humanos e os humanos falham. A diferença é que a RedeRia sabendo disto, está preparada com equipas de manutenção formadas e capazes para fornecer sempre o melhor serviço aos nossos clientes!
Obrigado por lerem, esperamos que tenha aprendido mais um pouco sobre CCTV! Que mais lições acha que o futebol nos ensina?