Em 2015 a RedeRia – Innovation, SA celebra o seu passado e os 20 anos dedicados à concepção, desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas. Sob o lema “20 years innovating” a RedeRia celebra também um futuro muito promissor com forte investimento na investigação, desenvolvimento e inovação tecnológica.

Fundada em 1995 sob a designação de RedeRia – Projectos e Instalação de Redes de Telecomunicações, Telemetria e Controlo, Lda., a RedeRia iniciou a sua atividade através da execução das primeiras redes de fibra óptica da região de Aveiro e pelo fornecimento e manutenção de sistemas de telecomunicações aos seus clientes.

Durante os primeiros 10 anos de vida, a RedeRia foi alargando o seu portfólio de produtos e soluções através de parcerias internacionais com grandes fabricantes de equipamentos nas áreas das telecomunicações e segurança electrónica, como são o exemplo da 2N Telecomunikace e da Teleeye. Foi também neste período que foram estabelecidas parcerias com grandes clientes, como por exemplo a Vodafone e a OTIS Elevadores, que permitiram à RedeRia passar a fornecer e prestar a manutenção dos seus produtos a nível nacional.

No ano de 2004 a RedeRia viu reconhecido o seu trabalho com a atribuição, em Geneva, na Suiça, do prémio “Century International Gold Quality Era Award” e foi sócia-fundadora da Inovaria – Associação de Empresas para a Criação de uma Rede de Inovação em Aveiro. No ano seguinte, a SGS certificou o Sistema de Gestão da Qualidade da RedeRia com base na norma NP EN ISO 9001:2000. Foi ainda neste ano que a RedeRia passou a fazer parte da InovaDomus, uma associação para a construção da casa do futuro, e que criou o seu núcleo interno de Investigação e Desenvolvimento com vista à criação de produtos inovadores para oferecer aos seus clientes.

Os 10 anos seguintes da atividade da RedeRia passaram pela criação de um processo de internacionalização com a abertura de mercados desde a África, à América Latina e o Médio Oriente, e o ano de 2007 foi marcado pela abertura das novas instalações na Zona Industrial de Vagos para centralização de toda a atividade da empresa.

A partir de 2008 a RedeRia viu reconhecido o seu desempenho enquanto PME de referencia tendo recebido por parte do IAPMEI a atribuição do estatuto de PME Líder. O ano de 2009 foi marcado pela transformação da RedeRia numa sociedade anónima sob a designação RedeRia – Innovation, SA e pela implementação de um grande projeto de segurança electrónica no Palácio da Pena, o monumento português com maior número de visitantes classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.

Com vista à manutenção de uma atividade estruturada de inovação e criação de novos produtos, em 2011 a RedeRia certificou o seu Sistema de Gestão da Inovação pela SGS com base NP 4457.

Fruto das atividades de inovação da RedeRia, foram criadas as marcas BestBlue e BeeNetworking para comercialização dos produtos desenvolvidos pela equipa de I&D da empresa, e foram lançados no mercado alguns produtos inovadores, entre os quais:

– O Poste Inteligente, que é uma solução completamente independente da rede eléctrica, com recurso à integração da tecnologia Solar Fotovoltaica que permite a integração de Iluminação Solar, Sistema de Segurança – CCTV, Sistema de Acesso à Internet HotSpot (Wi-Fi), Botão de Pânico/SOS, Sistema de Áudio por IP e Sistema de Alerta de Riscos Naturais.

– A solução BeeLink, que foi desenhada para manter os nossos clientes sempre ligados. Através da utilização de uma tecnologia inovadora, capaz de agregar múltiplas ligações à Internet, é possível fornecer uma ligação de alta velocidade e fiabilidade, em qualquer local.

– O BEEVOX, uma gama de sistemas telefónicos VoIP integrados, que incluem todas as funcionalidades avançadas típicas dos servidores de comunicação empresariais.

“20 years innovating” é o nosso mote para o Futuro.

Na RedeRia estamos determinados a continuar a aposta na criação de valor através da inovação e da criação tecnológicas diferenciadoras. Estamos determinados em continuar a escrever a nossa história. Estamos determinados em construir um futuro promissor.

Futuro que queremos mais ligado, mais seguro e mais sustentável!